terça-feira, 9 de agosto de 2011

Ensino a distância: comprometimento do aluno e ensino de qualidade

As transformações geradas pelo fenômeno da globalização, juntamente com os recursos tecnológicos, geraram uma grande transformação no ensino.
No ensino a distância o conhecimento é construído em parceria professor-aluno, aluno-professor. Essa troca de informação, de conhecimento é de grande importância para o sucesso do EAD.  Eu como professora tutora a distância, costumo dizer aos meus alunos que o segredo de um bom desempenho nos cursos EAD é o comprometimento, organização, administração do tempo, troca de informações, pesquisa e  busca por respostas. É importante que o aluno tenha em mente que o professor do ensino a distância não está longe, ele está mais perto que qualquer outro, ou até mais presente. Este é o papel do professor EAD, é estar disponível virtualmente sempre que o aluno necessitar, não sendo necessário a presença física.
Nas minhas leituras sobre o tema encontrei alguns autores dizendo que o aluno EAD tem que se auto motivar, tem que criar  ou aprimorar habilidades  de se auto disciplinar, pois ele não terá um professor constantemente cobrando ou avaliando se ele está ou não estudando, acompanhando os conteúdos. Concordo que o aluno tem que se auto-disciplinar, porém, na  minha opinião ele terá sim um professor mesmo que a distância, cobrando sua participação, pois, o bom tutor em EAD é aquele que está sempre disponível, atualizado e instigando o aluno a pesquisar, estudar e a buscar por respostas. Hoje existem ferramentas disponíveis que são capazes de tornar essa integração professor-aluno bastante eficaz. Acredito que o papel do EAD é oferecer um ensino de qualidade formando profissionais e pessoas preparadas para o mercado de trabalho e para a vida.




Um abraço á todos!!




Sejam bem vindos!!




Michele Braz

8 comentários:

  1. Concordo fielmente em todas suas palavras escritas. Tenho uma leve impressão que as pessoas demoram a aceitar o ensino a distância porque sabem que esta modalidade dependerá muito da boa vontade e comprometimento de cada um, como citado por você, para que o ensino dê resultado. E muitos são acomodados, fazem somente se houver alguém ali na sua frente te indicando o caminho.
    O EAD é muito qualititativo, e eu, além de tutora, digo como aluna que o aprendizado é fielmente compreendido.

    ResponderExcluir
  2. Na EAD as aulas interativas se tornam mais atraentes aos alunos, pois caso contrário causará uma desmotivação ao educando.

    ResponderExcluir
  3. Concerteza Michele, a EAD veio para dar oportunidade as pessoas com pouco tempo disponível, ou que já passaram da idade escolar, que não tenham uma universidade por perto, ou já tenham uma graduação ou possuem um perfil de autonômia de aluno a distância.

    ResponderExcluir
  4. Concordo com voce Michele, o ensino recebido na EaD não forma somente alunos, mas sim futuros profissionais que devem estar preparados para a vida e para o mercado.

    ResponderExcluir
  5. Michele muito oportuno o seu assunto, e reforço a sua observação:

    “O sucesso depende de uma atitude positiva."

    Para termos sucesso em qualquer atividade, devemos adotar uma atitude positiva.
    E nossa jornada de aprendizagem por meio eletrônico não é uma exceção a essa regra!

    Qualquer grande aventura exige que se sente e mapeie o caminho que precisará seguir para chegar ao seu destino.
    As distrações e as limitações de tempo são as principais causas de frustração entre os alunos que tentam adquirir novas informações em cursos autodirigidos em meio eletrônico.

    Portanto, é fácil constatar que a aprendizagem por meio eletrônico veio para ficar!

    "São os nativos digitais, e não os imigrantes digitais, que herdarão o mundo da aprendizagem."
    Donald Clark & Andrew Hooley, Epic Group plc.

    A aprendizagem por meio eletrônico será incorporada ao nosso modo de trabalho.

    Podemos concluir, portanto, que o uso da aprendizagem por meio eletrônico será tão simples e corriqueiro no futuro quanto o uso do telefone.

    Bernardo

    ResponderExcluir
  6. Acredito sim que a EAD é uma modalidade de ensino hoje muito presente e com certeza fará parte do futuro, dando muitas oportunidades a todas as pessoas indistintamente.

    ResponderExcluir
  7. Há uma premente necessidade da mudança do pensamento atual coletivo a respeito a EaD, temos que trabalhar duramente para acabar com este preconceito, bem como também uma mudança efetiva tanto por parte de alunos quanto de professores.
    Há ainda nas escolas o predomínio do modelo disciplinar, centrado no professor. Não podemos reduzir os momentos de ensinamento apenas dentro de uma sala de aula. O foco agora deverá ser maior nos alunos, que deverão ter uma atitude proativa e autônoma.
    A Educação a Distância tem muita qualidade sim. Por trás também podemos destacar a intensidade do compromisso e dedicação de cada aluno.
    Está lançado o desafio. Mãos à obra!

    ResponderExcluir
  8. A colocação do colega André é de suma importância. Em nosso país o preconceito em relação a EAD ainda é grande, pois acreditam que a mesma não tem qualidade, pelo contrário a EAD foca muito mais o aluno do que alguns cursos presencias.

    ResponderExcluir