quinta-feira, 25 de agosto de 2011

A Educação a Distância no Brasil e no Mundo

A Educação a Distância no Brasil e no mundo, oferece acesso a educação as pessoas com diversos tipos de dificuldades, sejam de deslocamento aos grandes centros e/ou tempo. Com essa maior facilidade em estudar, as pessoas passam a ter uma nova expectativa profissional e financeira, tendo a possiblidade em aumentar a renda familiar. No Brasil, o Estado, através das leis, tem a obrigação em garantir aos cidadãos essa ascensão financeira, através da  expansão da EaD no país.
Com a globalização as novas relações sociais transformaram o indivíduo. A atualização profissional, a mão de  obra qualificada é necessária não apenas  para entrar, mas também para se manter no mercado de trabalho. Essa é uma realidade nos dias de hoje, tudo muda muito rápido, as informações chegam em uma velocidade impressionante. Pessoa capacitada, atualizada, é pessoa empregada.
Para que o processo de desenvolvimento do país seja possível, é necessário que a educação também se torne realidade para todos. A educação capacita indivíduos em profissionais de qualidade e em pessoas preparadas  para a vida, para uma vida digna.
Acredito que a EaD no Brasil é uma ferramenta poderosa contra a desigualdade  social, que aliada a políticas públicas, possuem um papel transformador na sociedade na qual vivemos.
Na disciplina  Educação á Distância no Brasil e no Mundo do curso de pós graduação em Metodologias e Gestão em Educação á Distância, na qual sou aluna, tem como avaliação final  a elaboração deste Blog. Através das pesquisas e das leituras relacionadas, das tele-aulas e da minha “pequena” mas válida vivência como tutora á distânica do ensino superior, farei algumas reflexões sobre a EaD.
O ensino a distância não tem nada de novo, essa modalidade já é utilizada por algumas instituições a muito tempo. Devido a globalização uma grande mudança foi gerada no ensino, tanto em nosso país como no mundo.
Na EaD acredito que o conhecimento é construído através da parceria professor-aluno, aluno-professor. A troca de conhecimento é fundamental no processo de aprendizagem a distância.  Mas apenas essa troca não é suficiente, o aluno e o professor do ensino a distância devem ter um perfil adequado, que consiste em organização, disciplina e comprometimento.  Segundo o Professor José Manuel Moran (2002), o docente seja ele do ensino a distância ou presencial deve ter maturidade intelectual e emocional. Devem ser entusiasmados para entusiasmar, curiosos para despertar a curiosidade e motivados para motivar o aluno.
Nem todos os alunos e professores  possuem esse perfil , cabe a instituição de ensino preparar esse educador,  através de cursos de  capacitação no intuito de prepará-lo para a nova realidade. E ao professor especificamente da EaD, cabe conscientizar e orientar  o aluno para um aprendizado, onde ele é seu próprio agente na busca do conhecimento. Mas para isso ele deve ser organizado, disciplinado e comprometido, que ao meu ver é essencial para o bom desempenho em um curso a distância.
Segundo Paulo Freire(2005) a educação tem caráter permanente, ninguém é educado, estamos todos nos educando continuamente.
Apenas instituições de ensino á distância com uma boa estrutura física, com educadores capacitados, especializados podem oferecer uma EaD de qualidade, contribuindo para o desenvolvimento do nosso país.
Eu como integrante da educação a distância como aluna e como profissional, acredito que a EaD, apesar de não ser uma modalidade nova, mas estando em um momento de grande evidência e sendo extremamente importante e  necessária no desenvolvimento do nosso país, acredito que veio pra ficar. EaD - Educação do Futuro.

Michele Braz

Nenhum comentário:

Postar um comentário